quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cenários, adereços e outros apreços...

Ao longo do 3º periodo do corrente ano escolar, a solicitação para a participação cenográfica em várias dramatizações que ocorreram na escola, e até fora dela, foram constantes. Os alunos, que se sentiam bastante motivados para este tipo de actividades, iam aparecendo no Ateliê de Artes Decorativas repletos de ideias novas, a serem aplicadas nas respectivas peças.
Após algumas pesquisas das temáticas que estavam a ser estudadas nas aulas,demos início à realização destas actividades, as quais só funcionaram mediante a articulação com os departamentos de Físico-Química e de Lingua Portuguesa.
Assim, passamos a apresentar:

25 de Abril

Adereços ARMAS e BOINAS dos soldados



As armas foram executadas utilizando a técnica de decalque. O material usado foi o cartão que nos foi gentilmente cedido pelo Sr. Sebastião, que com toda a paciência nos vai guardando as caixas de panificação do bar da escola. De seguida foram pintadas a tinta preta.
Por sua vez, as boinas foram elaboradas em papel jornal com a técnica de dobragem "origami" e pintadas a verde caqui.
O uso de material reciclável, no ateliê de Artes da escola é absolutamente imprescindível!!!





E.... "que nunca se fechem as portas que Abril abriu"... (Ary dos Santos)

TEATRO "EUREKA - A DESCOBERTA DE ARQUIMEDES"

Em articulação com a Professora Marta de Físico-Química, os alunos envolveram-se em mais uma aventura no "campo" da dramatização! A matéria, ensinada na sala de aula, depressa foi transformada em guião, pela Animadora e coordenadora do Clube de Teatro da nossa escola, Marta Chaves. Daí, à concretização de toda a cenografia e adereços envolventes, foi apenas um pequeno passo!!!
E... mãos-à-obra...








E aqui estão, alguns dos registos fotográficos, desta aventura que fez as nossas delícias e as de quem assistui, já que esta peça foi apresentada aos pais dos alunos e respectiva comunidade escolar!...
....e à noite...
















"A NOSSA ESCOLA ADOPTA UM AUTOR"

Álvaro de Magalhães foi, ao longo deste ano, o ilustre autor português acolhido pelo nosso agrupamento de escolas "Vale de S. Torcato". Alguns dos seus livros, estudados, quer pelos 1º ciclos deste agrupamento, quer pela escola EB 2/3 foram apresentados ao referido autor, envolvendo uma compilação de dramatizações, no Auditório da Universidade do Minho de Guimarães.
Como não podia deixar de ser, e em articulação com o Departamento de Lingua Portuguesa, os alunos do clube de Artes não deixaram de dar o seu contributo!!
Aqui, foram realizadas actividades de expressão plástica, tais como:

Flores, árvores e um barco que completavam o cenário do livro "O Rapaz do Espelho"...






Pintura de t-shirts ...





Máscaras de animais em esponja...




Nestas actividades são ensinadas aos alunos noções sobre medições, áreas, perímetros, texturas, mistura de cores e principalmente a reciclar e reutilizar materiais que à partida não servem para para mais nada. É óbvio que, o sorriso, o espírito de grupo e entreajuda que se criam com este tipo de actividades, são de extrema importância para que, estes alunos se sintam integrados no espaço escolar.

Vejam lá se eu não tenho razão:







Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário